sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Atendendo a pedidos


O André me pediu para descobrir onde foram filmadas as últimas cenas de Cléo, de 5 às 7, de Agnes Varda. Cléo é uma cantora jovem e famosa, frívola e linda. O filme começa na mesa de uma cartomante e termina, 2 horas depois, no hospital, onde Cléo espera pelo resultado dos seus exames, que irão confirmar ou não, as más notícias do tarot.

Neste meio tempo, ela perambula por Paris, com o olhar modificado pela perspectiva terrível de uma doença e acaba se apaixonando por um estranho, um soldado que está de partida para a guerra da Argélia dentro de poucas horas. Com ela, vamos pela Rue de Rivoli, atravessamos um carnaval de estudantes de arte em Saint Germain, passamos pela gare de Paris-Montparnasse, pelo Parc Montsouris e finalmente, Hôpital de la Pitié-Salpêtrière, pertinho da Gare Austerlitz.
Então hoje eu fui neste lugar. O hospital foi fundado em 1654 por Luiz XIV. Depois da revolução francesa, foi um hospital para os pobres, velhos e prostitutas, e também um hospício. 

Foi um núcleo de estudo sobre o uso da hypnose como meio de cura para doenças mentais e psicológicas e até Freud foi aluno da École de la Salpêtrière, em 1885.
Os banquinhos hoje são diferentes, o hospital tem anexos modernos, agora é inverno e as ávores estão todas peladas. No filme, o casal passeia pelo jardim no primeiro dia do verão. Mas podemos considerar a missão cumprida!

Nenhum comentário: