quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Hoje

Último dia do ano, fiz a minha bolsinha básica, um par de luvas, um guarda-chuvas, minha carteira com um dinheirinho dentro, passaporte, minha câmera, um caderno de desenhos e algumas canetinhas, que escolhi a dedo.... estava pensando em parar em algum lugar bonito e ficar vendo as pessoas passarem, sem pressa, sem compromisso, tomando um rioja... Achei uma pracinha, depois de ter andado por uma rua deserta, ensolarada e estreita, um restaurante com mesas na calçada, gente da cidade, longe do zum zum dos turistas. Esperei a mesa, demorou, mas chegou minha hora. Ao sentar, um senhor holandês me perguntou se me importaria de dividir a mesa com ele, já que ele também estava sozinho. Papo vai, papo vem, de repente, quando olho, a minha bolsa não estava mais ali. Roubaram a minha bolsa. Puts! Meu passaporte! Minha Leica linda! Puts! Pendurei a conta no restaurante, e com o meu companheiro de mesa, fui à Policia. Boletim de ocorrência, cartões cancelados, a espera de falar no consulado só no dia 2.... Deu um vazio, não cheguei a ficar triste, mas era como se este momento estivesse guardado para mim... Voltei para a pensão e o dono da casa, o cubano Gustavo, me convidou para jantar com ele e a sua namorada Italiana, que fala português. Sim, porque não, pensei. E em poucas horas, estava na cozinha, ajudando a fazer a comida, picando cebola, cenoura, fazendo canapezinhos.... o senhor holadês, ligou para o hotel, para saber se tinha dado tudo certo com os cartões e também foi convidado para a festinha... de repente mais alguns amigos, um cara de Trinidad Tobago, também perdido na Noche Vieja de Sevilla... e lá estávamos tomando vinho, comendo juntos falando um pouco de português, de espanhol e inglês, todos surpresos com as voltas que a vida dá... e assim foi o meu dia... comecei perdendo minha identidade, meu dinheiro e meu filtro, terminei numa mesa com pessoas gentis e generosas, compartilhando o nascimento de mais um ano. Mais uma vez, fui levada à um outro início de ano, há 10 anos, em Havana, quando no dia 1 de janeiro, estávamos na casa do Manco, tomando rum e dançando salsa...... e assim as coisas vão e voltam... que venha mais um ano! Feliz 2009!

10 comentários:

Anônimo disse...

A Laiquinha nao posso acreditar amiga a tua parceira laiquinha! Mas é isso ai as coisas vao e vem, e voce como vejo esta sempre otima, nos estamos aqui na praia, e aqui tambem ta tudo muito bom, muito sol e mar, criancas se divertindo muitissimo! um beijo enrome pra vcoe com muita saudade! paula

crianca crescendo disse...

my love, no dia 28 de dezembro fui acordado por um telefonema de madrugada: ladroes invadiram nosso apartamentozinho lindinho. Arrobaram a porta da cozinha com pe de cabra, baguncaram tudo, armarios e gavetas no chao, cagaram nos banheiros, mas nao levaram nada. Apenas deixaram o pior sentimento que eh o de sentir sua intimidade violada. Como voce, isso aconteceu no ano passado. Pior estah a faixa de Gaza. Bandeira branca! Beijos na sua aorta. feliz 2009!

Jana disse...

Ai Elisa, sei exatamente o que vc sentiu, pois passei por situação idêntica em Madrid. Mas o que é material a gente pode recuperar, o que importa é mesmo o que está dentro de nós e as pessoas que amamamos e que nos amam. E no final tudo acabou bem, com pessoas queridas e muita alegria a seu redor! Fica bem e se cuida!

Elisa disse...

nhonho, eh vc? que horror!!!que coisa mais triste... que uruca! que venha 2009 lindo como bumbum de nenê!

Elisa disse...

oi Jana! eu lembro de vc contando do seu roubo... foi exatamente como aconteceu com vc... temos que admitir que esses caras sao artistas, nao?

Elisa disse...

paula, adorei o nome do blog do Bibi! demorei alguns minutos para entender o que o Bibi e suas irmas estavam fazendo aqui no nefertiti! que saudade! toma uma(s) caipirinha(s) por mim,mas com cachaça, ok?

Flávio Souza disse...

Terrível tudo isso. Não podemos bobear nem um segundo mesmo. Espero que tenha sorte em resolver estas coisas! Em Barcelona fui abordado por dois africanos me xingando e logo depois uma inglesa foi assaltada na porta do Hostel. Complicado.

Pola disse...

Esse ano começou urucubado ein? Mami te mandou as fotos do carro? 3 segundos, Elisa. 3 segundos e o desespero de não conseguir fazer nada pra mudar o rumo do bicho! Nunca vi tangente tão bem traçada. Que o mourão da cerca seja abençoado por ter segurado o carro a 1 metro de um barranco. Não quero mais fortes emoções, quero uma vidinha bem sem adrenalina. Que venha 2009 sem brevê de carro. Que a sua volta seja alegre e que o ano inteiro seja de muito amor.
Beijo da sua irmã viva!

Anônimo disse...

Elisete, que coisa... mas isso dá e passa, viu? Comigo aconteceu em Madrid, inclusive Fiu estava junto. Dá o maior vazio, mas, depois se recupera tudo. Pode parecer meio supersticioso, mas a minha impressão é que era pra acontecer isso? Vai entender.
Olha, um 2009 maravilhoso, tanto ou mais quanto 2008 foi pra você! Um beijo enorme e boas andanças, amiga! Lola

Anônimo disse...

Nossa, Elisa, que m... isso! Mas importa é que vc está bem e logo voltou a se divertir. É isso, vamos curtir a vida, pq, mesmo com as pedras da estrada, a vida é curta.
Beijos. Mirian